Accessibility Tools

08 04 GAM ONU noticia capaA ONU Mulheres Brasil divulgou em seu Instagram, um conjunto de diretrizes que destacam as principais mudanças esperadas em 2025 para a promoção da igualdade de gênero. A proposta é clara: eliminar práticas nocivas e reforçar ações e comportamentos que garantam mais justiça e equidade entre mulheres e homens.

O que deve sair de cena em 2025 inclui atitudes e estruturas que perpetuam desigualdades, como a masculinidade tóxica, a culpabilização da vítima, o assédio sexual, a sub-representação feminina em espaços de poder e a normalização da violência. Também estão na lista práticas como o trabalho de cuidado não remunerado, a desigualdade salarial, os estereótipos de gênero, o feminismo excludente e a subestimação das mulheres.

Em contrapartida, a ONU Mulheres reforça o que deve permanecer e ser fortalecido no cenário global. Estão entre as prioridades a igualdade salarial, a presença de homens como aliados, o feminismo interseccional, a valorização da economia do cuidado, a criação de políticas inclusivas, a credibilidade para as vítimas, o trabalho flexível e a tolerância zero ao assédio.

A agenda também destaca a importância de promover espaços públicos seguros, relatórios sobre desigualdade salarial, e de garantir cuidados infantis acessíveis para todas as famílias.

Com essas orientações, a ONU Mulheres propõe um 2025 mais justo, plural e comprometido com os direitos de todas as pessoas, especialmente das mulheres, em toda a sua diversidade.

Saiba mais AQUI.

Fonte: Instagram ONU Mulheres Brasil

Topo