As professoras Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE/UFRJ), e Teresa Bernarda Ludermir, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estão entre os oito brasileiros eleitos Fellows da TWAS 2026, título concedido pela Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences) a cientistas de destaque internacional.
O título de Fellow da TWAS é vitalício e reconhece pesquisadores cujas contribuições científicas promovem avanços significativos em países em desenvolvimento. Além do prestígio, a adesão à Academia oferece acesso a uma rede global de colaboração, recursos para pesquisa e a oportunidade de influenciar políticas científicas em âmbito internacional.
Na edição de 2026, a TWAS elegeu 63 novos membros, sendo 23 mulheres (36,5%) e 57 provenientes do Sul Global. O grupo inclui cientistas de 25 países, e eleva o total de membros da Academia para 1.493 pesquisadores. Entre os países representados estão Argentina, China, Índia, Nigéria, África do Sul, Estados Unidos e Brasil, que teve oito nomes selecionados.
A professora Celina Figueiredo foi reconhecida na área de Ciências Matemáticas por sua pesquisa em complexidade computacional, com foco no famoso problema “P versus NP”, um dos desafios do Prêmio do Milênio. Suas contribuições abrangem temas como estrutura e coloração de grafos, algoritmos e aplicações em bioinformática e computação quântica. Membro da Academia Brasileira de Ciências, Celina foi a primeira mulher a receber o Prêmio de Mérito Acadêmico da COPPE/UFRJ e também foi homenageada com o Prêmio 50 anos da COPPE.
Já Teresa Ludermir, eleita na área de Ciências e Tecnologias da Informação e Dados, é referência em aprendizado de máquina e redes neurais. Desenvolveu algoritmos inovadores de aprendizado automatizado e foi pioneira em estudos sobre redes neurais quânticas. Suas pesquisas têm aplicações práticas em áreas como indústria do petróleo, energia eólica e análise de qualidade da água. Teresa também é membro da Academia Brasileira de Ciências, Fellow da Asia-Pacific Artificial Intelligence Association e foi agraciada com a Ordem Nacional do Mérito Científico.
A eleição dos novos membros da TWAS entra em vigor em 1º de janeiro de 2026.
Fonte: TWAS